Nossos Estágios e Projetos


PROJETO FAZENDO CIÊNCIAS E ARTE COM GRANDES MESTRES




TEMA: Geometria e Arte
Estágio Supervisionado na Escola Estadual Padre César
Período Integral: 3º ao 5º ano do Ciclo Básico

-OBJETIVO GERAL:

*Trabalhar releitura de obra de arte, estimulando a criatividade, reflexão e aprendizado de forma interdisciplinar reforçando as noções de geometria.

-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Estimular a criatividade e o senso crítico;
*Ensinar algo novo e reforçar o que o aluno já aprendeu como cores, formas geometrias e noções de espaço;
*Desenvolver a percepção visual;
*Observar com atenção o resultado da mistura  das cores primárias, obtendo resultados que venham a formar outras cores.
*Demonstrar noções de organização espacial;
*Utilizar interferências gráficas , planificações e linhas paralelas e perpendiculares para releitura de quadros do Pintor Mondrian.






-JUSTIFICATIVA:

         Trabalhar com Projeto de forma interdisciplinar é uma maneira de proporcionar ricos conhecimentos e grandes descobertas aos alunos, além de ser uma forma diversificada de trabalhar a individualidade do mesmo.
            As obras de artes permitem um amplo trabalho interdisciplinar, escolhemos a Matemática, especificamente a Geometria por ser a área curricular em que os alunos tem mais dificuldade em assimilar a teoria e perceber sua aplicação no dia-a-dia, pois sabemos que a criança deve ser educada para criar, pensar, saber resolver problemas. Fazer releituras ajuda muito nesse processo.
            Conforme discutido e aprendido em sala de aula na disciplina Arte e Educação o ensino das artes, enquanto objeto de saber desenvolve no aluno habilidade perceptiva, capacidade reflexiva e formação de consciência crítica, não se limitando à auto-expressão e à criatividade aliado a outra disciplina como a Matemática vira um recurso valioso para não só reforçar o que foi aprendido, mas proporcionar novas descobertas e saberes.
Oliveira (2007) ressalta que as Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido e sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura. E que elas estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos,pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes para expressar experiências sensíveis. Para o autor isto justifica a importância de se utilizar a Arte na sala de aula principalmente nas educação infantil e nas séries iniciais.
            Cury ( 2003) afirma que “a sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde só o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa.”
            Trabalhar de forma interdisciplinar permite uma aula atrativa, em que todos participem, explorem idéias.
            Assim aproximar a Matemática de outras áreas do conhecimento permite- se tornar o ensino dessa disciplina mais significativo para o aluno e é justamente por isto, que recurso da Arte, pelo seu apelo estético e lúdico, tem se mostrado valioso para o ensino dessa disciplina.


-DESENVOLVIMENTO:

As atividades propostas serão trabalhadas com crianças de 8 a 10 anos de idade que estudam em tempo integral na Escola Estadual Padre César de ensino básico.

1-     Primeiro fazer uma releitura formal da obra de Mondrian, aproveitando para  relembrar o que já aprenderam sobre cores, forma , figuras, planos.
2-     Passar para a leitura interpretativa, estimulando o diálogo. Pedir para que percebam se a pintura lembra alguma coisa que já viram, se gostam dela ou não, se fosse música qual seria.
3-     Comentar sobre quem pintou o quadro, em que época , o que estava acontecendo neste período e qual seu estilo.
4-     Propor que façam uma obra deles a partir da obra apresentada, utilizando uma folha para fazer traços com linhas paralelas e/ou perpendiculares. Escolhendo as cores para pintarem.
5-     Para os alunos do 5º ano apresentar as planificações para pintarem fazendo uma releitura da obra e em seguida montarem a figura geométrica. Depois de todas confeccionadas pedir que separem os sólidos em conjuntos das que rolam e as que não rolam. Comentando e explorando as formas.

-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Verificar se os alunos:
*Identificam as cores primárias e secundárias, em suas produções artísticas;
*Demonstram compreensão do que seja uma releitura;
*Identificam a principal linha utilizada em suas produções;
*Identificam as figuras geométricas formadas.


-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

           

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de janeiro: Sextante, 2003.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo; Cortez. Ed. 2007.

www.educacional.com.br acesso em 10/10/2009