SOFTWARES NO ENSINO SUPERIOR






O Maple é um software matemático, que oferece condições de cálculos numéricos,
manipulações algébricas e simbólicas com uma linguagem de programação funcional.
Disponibiliza diversos procedimentos e pacotes para áreas específicas da matemática e
estatística, como álgebra linear, cálculo, matemática discreta e computacional, dentre
outras. Isto permite que este software possa ser utilizado amplamente como ferramenta para
auxiliar em diversas aplicações em Matemática, Estatística, etc., em vários cursos, como por exemplo, Matemática, Engenharias, Informática. Utiliza-se o software, como ferramenta para auxílio nas experimentações matemáticas, em que os próprios alunos vão construindo os conceitos matemáticos que estão sendo estudados, como por exemplo os conceitos relacionados com funções, trigonometria e geometria.


Ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Superior Utilizando o
Software Maple: Um estudo propositivo

Graziela de Souza Sombrio1, Janice Teresinha Reichert2, Márcia Regina Piovesan3,
Milton Kist

Disponível em:  
http://www.unochapeco.edu.br/static/files/trabalhos-anais/Ensino/Ci%C3%AAncia%20e%20Tecnologia%20-%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Oral/Marcia%20Regina%20Piovesan.pdf

Acesso em 13/09/10

 *****************************************************************
  Trabalhando com blog e fotografias:

·         Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem.
A linguagem utilizada pelos blogueiros foge da rigidez da praticada nos meios de comunicação deixa o leitor mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e audiência. Grande portais de notícias veiculam com frequência informações de blog e dão crédito ao jornalista. Muitos sites oferecem gratuitamente serviço de hospedagem de blog com ferramentas que ajudam na configuração da página na web. No Brasil, o  blogspot é um dos serviços mais utilizados, porém, há muitos outros.
Mas é necessário afirmar que trabalhar com blogs na educação não é algo mais inovador, já que, muitos profissionais do ensino de diversas áreas, estão utilizando a ferramenta para realizar atividades, porém, não deixa de ser, ainda, uma novidade para muitos .
·          
Trabalhar com fotografias tiradas pelos próprios alunos ajuda a aguçar o “olhar” compreendendo melhor o universo que estão pesquisando, pois, a partir do rumo que a atividade propõe, o aluno é obrigado a procurar detalhes e analisar minúcias que nem sempre conseguiria enxergar, já que o ato de fotografar mostra que a realidade pode ter inúmeros ângulos e múltiplas faces.

 ****************************************************************************
A computação, com seus derivados (hardwares e softwares), é presença em salas de aula, do ensino fundamental ao nível superior, seja em forma de laboratórios experimentais e de uso para docentes e discentes nos seus afazeres educacionais (ensino e pesquisa), seja dentro das salas de aula substituindo a lousa, livros e cadernos.
Das mídias impressas às fitas de vídeo, o uso da Informática veio trazer possibilidades fundamentais para a implantação de novos horizontes para a educação e em especial a EAD, quebrando paradigmas e, logicamente, criando novas possibilidades em superar ou rever os modelos convencionais ou tradicionais do ensino, sejam eles presenciais ou à distância.

Fonte : http://www.educacaoeciberespaco.net/blog/?tag=software-educacional acesso em 14/09/2010
Este blog possui vários temas referente a educação e tecnologia, bem como livros para downloads
Blog Educação e ciberespaço